novembro 30, 2009

Índice de Confiança (IC) no governo municipal

Inventei o Índice de Confiança (IC) para que eu possa dar uma opinião sobre a política local. Raciocino da seguinte maneira: o IC da atual prefeita de Jacobina era alto, agora declinou um pouco, fruto da "frustração" de muitos eleitores que tinham a certeza de que não haveria problemas, que a prefeitura estaria toda arrumadinha, à espera do novo ou do mesmo prefeito. O IC em relação a prefeita caiu um pouco, mas está estável. Eu confio em D. Valdice como prefeita de Jacobina, com algumas restrições, não incondicionalmente. Acho que a ela, como aos demais, deve-se dar uma chance, primeiro porque é uma mulher; segundo porque é uma assistente social; terceiro, porque tem experiência de vida pública, conhece a cidade, os seus problemas. Pode-se divergir ideologicamente, mas os bons propósitos, seguidos de boas obras, todos aprovam. Espero que 2010 venha cheio de realizações para todas as famílias jacobinenses!

Florêncio relembra o que é essencial: a educação

Ri e chorei, ao ouvir a palestra do médium Florêncio Anton, no encerramento da Semana Espírita de Jacobina, no domingo, 29/11. Achei um pouco longa a introdução musical da noite. A gente quase esquece que está reunida para celebrar o encontro com os palestrantes. Claro que, no final, acaba lembrando mais das palavras e mensagens proferidas pelos expositores, e as músicas ficam em segundo plano, mas 15 minutos de som ao vivo já estaria de bom tamanho. Anton relembrou que os princípios espíritas são essencialmente educativos. Ensinando-nos a viver melhor, a conviver em harmonia e a transcender nossos limites. Sentimento não é instinto, mas energia que pode ser controlada, conduzida, direcionada para o bem. E que a evolução depende da educação. Educação doméstica, educação formal, educação moral e espiritual. Começa em casa, com os pais e irmãos, prossegue no social, na comunidade, junto aos demais cidadãos e vai além, sempre além. Ética. Solidariedade. Humanidade. Obrigada Florêncio, por relembrar que somos imperfeitos e devemos estar sempre prontos a APRENDER!

novembro 20, 2009

Enquete: ex-prefeito X eleições

Foram apenas 11 votos, mas a maioria dos participantes da enquete desse blog acredita que, se se candidatasse a deputado estadual, no próximo ano, o ex-prefeito Rui Macedo teria sim, chance de se eleger deputado estadual. Quais as motivações que levaram ao amigo(a) votar, "sim ou não"? Vou consultar minha "bola de cristal" para adivinhar...

novembro 15, 2009

Lugar de mulher é na ... política!

Nem dez por cento dos municípios brasileiros são administrados por mulheres prefeitas. Em 2008, foram eleitas 505 prefeitas (9,08%). Já os prefeitos eleitos somaram 5.053 (91,92%). É uma enorme diferença quantitativa, mas, ainda assim, significa um avanço qualitativo considerável, se comparado aos tempos em que a mulher não tinha sequer o direito de votar. Absurdamente, existem pessoas, de ambos os sexos, que ainda pensam que lugar de mulher é na cozinha. Outros e outras proclamam aos berros que as mulheres são menos competentes, menos inteligentes, menos criativas, menos tudo. Provavelmente, o Brasil deverá eleger a primeira presidente, em 2010. E por que não?

novembro 09, 2009

Fofocas políticas

Vejo que o leitor procura aqui comentar sobre "políticas públicas". Role a página, e encontre lá embaixo as primeiras postagens falando sobre educação (construção do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, em Jacobina), sobre saúde (farmácias vivas), sobre a falta de segurança pública (aumento da criminalidade), sobre a importância da economia de água, a poluição sonora. E a intenção nossa é a de trocar opiniões e idéias sobre a nossa cidade que é o lugar onde vivemos, trabalhamos, onde nos relacionamos. Independentemente do momento político-administrativo, porque não podemos reduzir políticas públicas a um ou outro mandato, reduzir a discussão de uma cidade a um prefeito ou um ex-prefeito. Ou a um ex-ex-prefeito. Quando a cidade olhar para si, ver seus problemas, equacionar suas deficiências e partir para a busca das soluções, aí estaremos discutindo a nossa vida de verdade. Enquanto isso, é só fofoca! Fofoca política.

novembro 07, 2009

Caetano chamou Lula de analfabeto

Aclamado de pé pelos participantes do 12º Congresso do PCdoB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao partido pelo apoio e lealdade e destacou a contribuição dos comunistas para o seu governo e o país. No discurso, ele aproveitou para responder às recentes críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à sua gestão e às declarações do cantor Caetano Veloso, que o chamou de analfabeto. “Na mesma semana em que fui tachado de analfabeto, ganhei o título de estadista do ano”, disse. (Fonte: www.vermelho.org.br)

novembro 03, 2009

Banho de 3 minutos?

A TV divulgou um trecho de uma das declarações “polêmicas” do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em que ele se referiu ao tempo de duração de um banho econômico, já que o país atravessa uma crise no abastecimento de água. Além de demarcar como “suficiente” 3 minutos, o presidente também explicou como a população poderia se utilizar bem desse curto espaço de tempo debaixo do próprio chuveiro. Ele teria dito que o primeiro minuto seria para se molhar; o outro minuto para se ensaboar e o último para tirar o sabão do corpo. Aqui no Brasil, fala-se do banho de 5 minutos para a economia de água e de energia elétrica. Veja que são dois minutos a mais que o banho recomendado no país vizinho. E sem a devida explicação pública e governamental de como usar este tempo. O fato é que conheço poucas pessoas que seguem a regra dos 5 minutos, ao contrário, quase todo mundo desperdiça água. Sabe de uma coisa? Acho que a recomendação foi muito importante. Parece até ridícula! Mas ridículo é você (e eu também) que passa horas debaixo de um chuveiro, só ouvindo o barulhinho da água potável, não-renovável, descendo pelo ralo...

novembro 01, 2009

Basta de tantas mortes!

Diferente dos demais feriados prolongados, este de Finados, foi oportunidade para uma reflexão, tendo em vista que nossa cidade vem atravessando um período no qual há um número expressivo de vítimas por mortes violentas. Crimes que chocam a todos e que precisam ter um BASTA! Combatendo a impunidade e prevenindo a criminalidade. Com ações sócio-educativas para crianças e jovens carentes de nossa cidade. Com medidas juridicamente corretas (julgamento, condenamento) para quem estiver em débito com a Justiça. Pensei nas famílias, amigos, amores que, neste momento, estão chorando a mais profunda de todas as perdas. Pensei em criminosos que tiraram a vida de inocentes e de inocentes que tiraram a vida de criminosos. Se a morte iguala, matar também nivela a todos. Precisamos desarmar a população, em todos os sentidos, especialmente, o mais óbvio, que é o de tirar as armas das mãos dos que estão matando e se matando. No dia de Finados, faço um apelo até esquisito: CHEGA DE TANTAS MORTES!