"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever".
junho 28, 2011
Feriado de São João em Jacobina
Foi uma novidade este ano ter sido decretado feriado em Jacobina o 24 de junho - Dia de São João. Não foi por acaso, mas sim, devido à aprovação de um projeto de lei, na Câmara de Vereadores, cujos autores, Milton Sena e Carlinhos Mota, argumentaram, entre outras coisas, o quanto era inconveniente e arriscado o funcionamento das agências bancárias no Dia de São João: “O dia 24 de junho é feriado em todo o Nordeste, mas por falta de legislação municipal os bancos abrem normalmente em nossa cidade, trazendo assim, transtornos e riscos à sociedade, uma vez que o contingente policial se desloca para as regiões onde acontecem os festejos juninos, ficando as agências bancárias e os transeuntes vulneráveis, isso facilita ações de marginais para possíveis assaltos”. Fechando os bancos, não tem muito sentido abrir o comércio lojista. Tanto que só houve atendimento na feira livre de Jacobina. Foi meio confuso, este primeiro ano de aplicação da lei municipal, porque o feriado nacional de Corpus Christi caiu na véspera. Mas, valeu muito a iniciativa dos vereadores e a sensatez da Câmara em aprová-lo. Penso que isto poderia ser um ponto de partida para o velho e bom debate sobre a institucionalização ou não da comemoração desta data, inserindo, definitivamente, o São João no calendário festivo de Jacobina. Para ser mais objetiva, tenho uma pergunta que não quer calar: por que a cidade não promove o seu próprio São João?
junho 01, 2011
Considerações sobre a amizade
Muitos a ignoram, outros são indiferentes. Há os que independem dela e até os que a suportam, por simples hábito. Necessidade, costume ou devoção, o fato é que se revelam inúmeras as virtudes e indefinidos os defeitos da AMIZADE. Talvez, um dos maiores dilemas da humanidade seja este, o de dar à amizade o valor adequado e justo, e aos amigos a medida certa de afeto e desapego. Existem as contradições, as diferenças, as incongruências nas amizades. Tem os prazeres e os desprazeres de ser e de não ser amigo de tal pessoa. Amizades fortes o bastante para superar os obstáculos e as dificuldades. E as que se desfazem, na primeira decepção. O que dizer ao amigo presente, solícito e solidário? O óbvio: que ele é indispensável na sua vida. O que fazer para com o amigo inescrupuloso, desonesto, desleal ou infiel? Ignorar, ser indiferente ou simplesmente suportar? Acordei pensando nestas coisas hoje, em consideração aos que guardo como amigos. Consideração é a palavra-chave que pode decifrar o enigmático sentimento. Assim, podemos fazer tudo o que quisermos, desde que considerada a importância da amizade; e não fazer milhares de coisas, em consideração aos amigos.
Assinar:
Postagens (Atom)