"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever".
agosto 29, 2011
O Parthenon de Jacobina
O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi o palco da 5ª Conferência do PCdoB de Jacobina, neste domingo (28/08). Ressalto que a oportunidade serviu, também, para visitar este prédio, o da Câmara, que virou ícone de beleza e ostentação da cidade, segundo alguns, inspirado na arquitetura grega. “A arquitetura grega tem no templo sua expressão maior e na coluna sua peculiaridade” (Wikipédia). As ruínas do Parthenon, templo dedicado à deusa grega Atena e construído antes de Cristo, ainda hoje é um dos mais visitados do mundo. Na mitologia grega, Atena era a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Outra curiosidade, no que diz respeito ao templo parlamentar local, é a de que muitos participantes desta conferência, nunca antes estiveram ali.
Durante a conferência, o PCdoB iniciou um movimento de vanguarda na política local, ao lançar a pré-candidatura de um dos seus filiados para concorrer à eleição para prefeito de Jacobina, em 2012. Da tribuna do nosso templo parlamentar, novas e velhas lideranças políticas, mesmo algumas que não pertencem aos quadros do PCdoB, puderam expressar suas expectativas, a respeito deste ato político-partidário - que eu considero, no mínimo, ousado. Presenças expressivas, como as dos deputados Daniel Almeida (Federal) e Álvaro Gomes (Estadual), entre outras, vieram ratificar o apoio do Partido à iniciativa local e reavivar o espírito de militância, que estava meio caidinho nestes últimos tempos. É através da militância responsável e do debate sério que Jacobina poderá construir e realizar uma transição democrática, transparente e sem baixarias.
Cá entre nós, você conhece a nova Câmara Municipal? Vejo com bons olhos, a possibilidade de abrir as portas do nosso templo à visitação pública, especialmente (mas não unicamente), em anos eleitorais. Uma agenda, preestabelecendo datas e horários mais adequados, poderia evitar embaraços – como o de não encontrar os anfitriões, os vereadores, no local. Seria necessária também uma preocupação extra para que o patrimônio não sofresse nenhuma depredação. Acredito que a Guarda Municipal tenha quadro treinado para esta tarefa. O Parthenon de Jacobina é show!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário